O CIBIT (Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional) é um centro de investigação da Universidade de Coimbra, sediado no ICNAS, que tem por missão desenvolver estudos no âmbito das neurociências humanas e nas demais áreas da biomedicina que envolvem desenvolvimento e validação de biomarcadores. Estamos interessados particularmente no estudo do funcionamento do cérebro, quer na patologia como no seu desenvolvimento saudável, integrando tecnologia de ponta na nossa investigação.
Sendo um grupo de investigação translacional, colaboramos com a comunidade clínica e com o tecido empresarial com o objectivo de impulsionar a aplicação do conhecimento científico na prática clínica, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população.
O ICNAS é uma Unidade Orgânica de Investigação da Universidade de Coimbra que tem como finalidade desenvolver a investigação científica, promover novas técnicas de investigação básica e clínica no âmbito das tecnologias de imagem médica aplicadas à saúde e divulgar os avanços científicos alcançados na sua área de intervenção.
É caracterizado por uma abordagem interdisciplinar envolvendo a integração de diferentes áreas do conhecimento (Física, Química, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Instrumentação, Engenharia e Bioestatística) ao serviço da investigação aplicada à saúde, desenvolvendo uma investigação translacional que vai “da molécula ao homem”. Dispõe de um vasto conjunto de equipamentos de imagem médica que possibilitam a implementação de novas técnicas de investigação básica e clínica. Por estes motivos, apresenta todas as infraestruturas e conhecimentos necessários à persecução de projetos de investigação de âmbito nacional e internacional.
Somos uma equipa multidisciplinar constituída por investigadores de diferentes áreas do conhecimento (Engenharia Biomédica, Psicologia, Biologia, Bioquímica, Medicina, Física, Radiologia) relacionadas com a investigação biomédica. Privilegiamos um modo de trabalho dinâmico onde domina o espírito de entreajuda e entusiasmo por ideias novas e vibrantes.