Investigação sobre Sentimentos e Comportamentos relacionados com a COVID-19

Investigadores da Universidade de Coimbra, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e da Universidade do Porto, estão a colaborar num estudo internacional de forma a estudar sentimentos e comportamentos associados à COVID-19 (doença provocada pelo coronavírus).

Se tem idade igual ou superior a 18 anos, a sua participação neste estudo pode ajudar a melhor informar políticas e medidas para fazer face à actual pandemia a nível mundial, permitindo compreender se as estratégias a desenvolver poderão ser comuns ou se dependem do contexto cultural. A sua participação consiste no preenchimento de um questionário online com a duração aproximada de 30 minutos. ​

Por estar a ser convidado a participar via Universidade de Coimbra, em baixo irá encontrar um consentimento específico e adicional para esta instituição, mas o estudo e os procedimentos a nível de recolha de dados entre as Universidades envolvidas são exatamente os mesmos.

CONSENTIMENTO INFORMADO

OBJETIVOS E CONTEXTO

Uma equipa internacional de investigadores, coordenado pelo Dr. Christopher Chartier do Departamento de Psicologia da Universidade de Ashland, está a conduzir uma investigação para ajudar a compreender o comportamento e os sentimentos das pessoas relacionados com a atual pandemia da COVID-19. O estudo consiste numa sessão única e decorrerá inteiramente numa plataforma online. Este estudo foi aprovado pela Universidade de Ashland, Estados Unidos (que coordena o estudo) e pela Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, de modo a garantir a proteção dos direitos, segurança e bem-estar de todos os participantes incluídos e garantir prova pública dessa proteção.

PROCEDIMENTOS

Se concordar em participar neste estudo, irá acontecer o seguinte:

1. Irá ler informação e/ou ver imagens acerca da atual pandemia da COVID-19.

2. Irá fornecer informação acerca das suas reações, intenções e sentimentos acerca desses materiais.

3. Irá fornecer alguma informação básica acerca de si próprio/a, nomeadamente dados sociodemográficos e informação relacionada com as suas perceções, sentimentos e comportamentos associados à COVID-19.

Estes procedimentos irão ocupar cerca de 30 minutos do seu tempo.

RISCOS/DESCONFORTOS

1. Irá ver algumas imagens e/ou ler alguma informação relacionada com a atual pandemia do COVID-19. É possível que estes materiais lhe causem algum desconforto.

2. Confidencialidade: Os dados recolhidos visam a caracterização da amostra do estudo e serão apenas usados para fim de investigação científica. Os dados são anónimos (sem informação relativa à sua identidade) e serão partilhados com a comunidade científica (na plataforma de ciência aberta "Open Science Framework", osf.io) para investigação futura.

BENEFÍCIOS

Não haverá um benefício direto para si resultante da sua participação neste estudo. Contudo, a informação que nos fornecer poderá ajudar os investigadores a compreender melhor como é que as pessoas são afetadas pela pandemia do COVID-19.

CUSTOS

Não existem custos para si ao participar neste estudo.

DÚVIDAS E CONTACTOS

Se tiver dúvidas em relação a este estudo poderá contactar o investigador Dr. Christopher Chartier, através do seguinte e-mail cchartie@ashland.edu. Na Universidade de Coimbra, poderá ainda contactar as investigadoras Inês Almeida (italmeida@fmed.uc.pt), Ana Ferreira (apferreira@icnas.uc.pt) e Daniela Sousa (daniela.d.sousa@uc.pt).

Se tiver comentários ou preocupações acerca da sua participação neste estudo, deverá contactar primeiro os investigadores envolvidos. Se, por algum motivo não desejar fazer fazê-lo, poderá contactar a Comissão de Revisão de Participantes Humanos da Universidade De Ashland, cujo objetivo é a proteção de participantes voluntários em projetos de investigação. Poderá contactar o diretor da Comissão, o Dr. Peter Mallik através do e-mail pmallik@ashland.edu, ou o Diretor Executivo de Eficácia Institucional, o Dr. Larry Bunce, através do e-mail lbunce@ashland.edu. Poderá ainda contactar o Presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, através do e-mail comissaoetica@fmed.uc.pt.

CONSENTIMENTO

O seu consentimento será expresso ao clicar na opção "Sim, consinto em participar no estudo".

A PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS DE INVESTIGAÇÃO É VOLUNTÁRIA. Tem a liberdade de recusar participar neste estudo, ou de desistir a qualquer momento.

Ao dar o seu consentimento à participação no estudo, os seus dados serão utilizados da seguinte forma:

1. O coordenador, o promotor e os investigadores envolvidos no estudo recolherão e utilizarão os seus dados para fins de investigação científica.

2. Em momento algum lhe será pedida a sua identidade, pelo que a mesma não será revelada em quaisquer relatórios ou publicações resultantes deste estudo.

3. Os dados anónimos resultantes da participação no estudo, serão comunicados pelos investigadores envolvidos no estudo ao coordenador e ao promotor do estudo, que os utilizará para as finalidades acima descritas, podendo ser comunicados a autoridades de saúde nacionais e internacionais.

4. Tendo em conta que a recolha e tratamento dos seus dados se destina a fins de investigação científica, e os mesmos se encontram anonimizados, os dados gerados por si no âmbito deste estudo serão partilhados com a comunidade científica e mantidos na plataforma de ciência aberta osf.io por período ilimitado.

5. Se não der o seu consentimento, clicando na opção correspondente, não poderá participar neste estudo.

Se concorda em participar, seleccione a opção "Sim, consinto em participar no estudo", e clique em "PARTICIPAR NO ESTUDO".

Em cada página do estudo principal, esteja atento às instruções dadas pois não poderá voltar atrás. Alguns dos materiais no estudo (opções de resposta) poderão demorar a surgir na página, pelo que pedimos que aguarde alguns segundos até os mesmos aparecerem.